Oficina Artesanal

Chef Erni e Seus Temperos Básicos

  • FRAME 150

Apaixonada pela culinária, a chef Erni Vianna costuma dizer que, para a elaboração de um prato, utiliza três temperos básicos:

  • a vivência (isto é, a lembrança de aromas e sabores de sua infância e adolescência no Amazonas, onde vai buscar o arquivo sensitivo para apurar e reciclar o que serve hoje);
  • a informação (e, para isso, ela não para de ler, pesquisar e, quando viaja, troca informações e degusta o que puder), e, principalmente;
  • a dedicação (passar horas e, até, dias, em busca da harmonia entre os ingredientes de um prato e o seu acompanhamento ideal ou entre os diferentes pratos que irão compor um jantar completo).

Com estes temperos, Erni cria e copia, inova e renova, elabora enfim o que, com simplicidade, gosta de apelidar de “uma cozinha mestiça”. Uma cozinha simples, que não é uma cópia da tradicional cozinha francesa, mas sim o resultado natural da fusão espontânea dos conhecimentos e técnicas francesas centenárias com os ingredientes, condimentos e frutos típicos da nossa terra - legados pelos nossos índios e negros. Uma cozinha que tem alicerces fincados nas receitas e tradições europeias, mas que é fortemente marcada pelos produtos e temperos bem brasileiros.

  • FRAME 151
  • FRAME 81

Não temos um “restaurante industrial”, onde, a qualquer momento, a pessoa senta-se à mesa, o garçon anota o pedido e o entrega na cozinha onde, dentre dezenas de pratos pré-elaborados em série, ele é rapidamente manipulado e finalizado para, em poucos minutos, estar servido à mesa.

Aqui, os clientes (hóspedes ou não) têm o privilégio de desfrutar de uma oficina artesanal, onde os pratos são preparados na hora, ao seu gosto e com produtos da melhor qualidade dentre os existentes no mercado.

As verduras, ervas e os condimentos mais usuais são de nossa horta orgânica. Alguns legumes, frutas e animais são daqui mesmo da nossa fazenda ou do Vale das Videiras, zona rural onde grandes chefs do Vale dos Gourmets vêm buscar a sua matéria prima.

Nossas Salas de Refeições

Duas pequenas salas de refeições com música ambiente: uma, guarnecida por envolvente lareira; a outra, voltada para a claridade, para o jardim e para a paisagem das montanhas verdes.

  • FRAME 73

Nosso Bar

O nosso bar dispõe de aperitivos e digestivos, destacando espumantes e vinhos de reflexão e sobremesa, como os jerez, porto, banyus, sauternes, tokay e assemelhados, bem como destilados da uva, a saber, cognacs, armagnacs, marcs, grappas e bagaceiras. Mas não somos radicais: as dez principais marcas de whisky estão presentes, bem como os vinte licores mais procurados, além de rum, vodka, gim e da nossa popular cachacinha.