Proposta Gastronômica

  • Gastronomia1

Abrimos a pousada Fazenda das Videiras em 1999, inspirados em um modelo francês de hospedagem chamado Chambres et Tables d´Hôtes, ou seja, famílias que recebem pessoas em suas próprias casas, oferecendo pouso e comida. Trata-se de uma estilo bem diferente da hotelaria tradicional, na qual predominam os conceitos de serviço impessoal, decoração standard, cozinha industrial, administração profissional e grande quantidade de quartos. Ao contrário disso, e como naquele modelo francês, também em nossa casa as unidades são poucas, nós moramos aqui e recebemos os hóspedes pessoalmente, como pessoas da família que vieram nos visitar.

Erni e Gaspar Vianna: No que diz respeito à alimentação, nosso amor pela pela culinária francesa é grande. Erni sempre procurou fazer os caldos, os molhos, os cremes, o ponto de cozimento, enfim, sempre seguiu com imenso prazer as bases e as técnicas da cozinha como praticada naquele país. No momento em que decidimos que, além de um quarto de nossa casa, também ofereceríamos refeições, a decisão natural foi de oferecer um cardápio com opções da culinária francesa clássica. Logo, foie gras, escargots, cassoulet, canard confit, petit gateau, crème brûlée passaram a ser opções naturais em nosso cardápio. A ideia central foi oferecer pratos que pudessem matar as saudades de quem já conhece a França e também propiciar uma iniciação para quem tem uma viagem nos planos.

Um plano ambicioso, sem dúvida, mas que revelou-se vitorioso, como atestam os depoimentos de críticos especializados em guias e revistas de gastronomia. Evidentemente, tornou-se necessário fazer discretas adaptações. Os sabores ácidos, terrosos, alcalinos e doces de alguns produtos europeus foram substituídos com vantagem por alguns frutos, legumes e verduras bem tropicais e tipicamente brasileiros. Um exemplo: o nosso petit gâteau. O clássico pequeno bolo de chocolate francês manteve o essencial, na textura, elaboração e qualidade dos ingredientes, particularmente o chocolate semi-amargo, mas recebeu a visita inusitada de sabores da Amazônia, representados no recheio de creme de cupuaçu e no granulado de castanha do Pará.

Além disso, completamos o nosso menu à française, com algumas propostas bem rurais e brasileiras, como a Trilogia de Doces da Fazenda. Outro exemplo é o Doce de Banana da Tia Ignácia, uma receita de família, simples e centenária, na qual a banana é cozida lentamente em tacho de cobre, no nosso fogão à lenha. É servido quente, com sorvete artesanal de iogurte ou com sorvete industrial de creme.

Nosso cardápio


Não temos um “cardápio permanente”, daqueles que nunca mudam os pratos oferecidos. Tampouco ostentamos um “cardápio volúvel”, que é alterado a toda semana. Estimulados pelas mudanças climáticas, a cada estação – primavera, verão, outono, inverno – substituímos os pratos menos pedidos por novidades gastronômicas.

No inverno, por exemplo, entram no cardápio o velouté de aspargos frescos, o boeuf à la bourguignonne e a nossa sopa de morangos e frutas vermelhas com vinho tinto. Já no verão, o destaque é para a nossa Salade Paul Gauguin e para os diferentes sorbets de frutas.

O nosso cardápio oferece quatro opções para o almoço ou jantar:

a) À La Carte – ideal para uma pequena e rápida refeição. Escolha o(s) prato(s) desejado(s), pagando o(s) preço(s) estampado(s).

b) Menu da Estação – uma proposta econômica (preço reduzido) e simplificada (três etapas: entrada, prato principal e sobremesa), sintonizada com a mudança do clima e dos produtos oferecidos pelos mercados.

c) Menu Degustação de Clássicos Franceses - nossa indicação para quem deseja relembrar ou conhecer os pratos mais tradicionais da culinária francesa (uma proposta versátil, pois permite que o cliente componha o seu menu, escolhendo, dentre duas opções, a Entrada, o Prato Princiuoal e a Sobremesa, finalizando com chá de folhas verdes ou cafezinho tradicional).

d) Menu Confiance Videiras – nosso destaque de requinte e charme para as no

Chef Erni Vianna no programa Alternativa Saúde

No vídeo abaixo você irá aprender a fazer a o Ratatouille com Patrícia Travassos e a Chef Erni Vianna.