Pousada Fazenda das Videiras - Araras Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, 25725-029, Brasil

Arquitetura

Um Mergulho no Século XIX

  • 24472839

O casarão da Fazenda das Videiras reproduz com fidelidade a arquitetura rural brasileira de antigamente: balcões com gradil de ferro, telhas coloniais, janelões simétricos brancos e com moldura azul, forro de madeira tipo saia e blusa, bandeira nas portas e janelas, aldavras nas portas e arandelas nas paredes.

A decoração convida a um mergulho no ambiente simples, acolhedor e deliciosamente elegante dos casarões rurais do tempo dos coronéis. Só que os móveis de linhas pesadas e madeira escura que predominavam na decoração das mansões urbanas da elite portuguesa dos séculos XVIII e XIX não existem aqui. Optou-se pelas cores vivas e traços leves do mobiliário franco-provençal, que tanto influenciaram o casario rural do interior do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

  • 24470158

O resultado: uma decoração elegante, mas sem suntuosidade e ostentação, direcionada para o conforto e o bem-estar.

Mas para obter tal resultado foi preciso mergulhar na história do casario rural brasileiro para orientar um meticuloso trabalho de restauração e de ampliação da antiga edificação.

A Temática do Vinho

  • 24468854

Outra característica marcante da decoração da pousada: a decisiva adoção dos motivos da uva e do vinho.

Telas, gravuras, esculturas, enfim, diversas manifestações de arte, originais e réplicas, relacionados à história e a cultura da uva e do vinho, fazem da Fazenda das Videiras uma espécie de minimuseu ou, como se diz modernamente, uma pousada temática.

  • 24473375
Pousada Fazenda das Videiras
RJ 117, km 16 (Estrada Araras-Vale das Videiras, 6000), Acesso pelo km 65 da BR-040 / Vale das Videiras
Araras Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, 25725-029, Brasil
Ligar: +55 (24) 2225 -8090 I 8088 I 8081

Info

Pousada Fazenda das Videiras

Seja bem-vindo ao site oficial da Fazenda das Videiras Se a sua busca é por um lugar onde possa desfrutar integralmente de paz e tranquilidade, você acaba de chegar ao seu destino: a Fazenda das Videiras. Aqui, tudo foi planejado para você descansar e “recarregar as baterias” junto à natureza. Para garantir silêncio e intimidade plena com o espaço natural, três diferenciais: não alugamos instalações para casamentos ou aniversários, não sediamos congressos e nem hospedamos crianças. Encontre-se na natureza exuberante: banhe-se em uma cachoeira ou simplesmente relaxe em uma rede, vendo pavões que passeiam livres pelo jardim ou ouvindo os pássaros que cantam nas árvores frondosas. Escolha entre cinco chalés - com inteira privacidade, situados às margens de um riacho encachoeirado e diante da Mata Atlântica secular e primitiva - e quatro apartamentos - individualmente decorados e instalados no corpo do casarão rural de fazenda, fiel ao estilo do século XIX. Se é este o perfil de pousada que você está procurando, saiba que encontrou o lugar certo. Nós teremos imenso prazer em recebê-lo ! Estamos aguardando a sua chegada ! Erni e Gaspar Vianna, proprietários.